BLOG



Vantagens e benefícios da pulverização seletiva


Vantagens e benefícios da pulverização seletiva

A pulverização seletiva com a tecnologia SaveFarm proporciona diversas vantagens. Logo abaixo estão listadas as principais delas:

  • Economia de produto, que pode chegar até 95 %. Sabendo que o custo médio no Brasil com a utilização de herbicidas no caso da soja é de R$120,00 por hectare (fonte: Embrapa), a receita final do produtor pode aumentar muito com o uso dessa tecnologia. 

  • Economia de diesel, que pode chegar até 30 %. Essa economia ocorre em função do maior número de hectares que um tanque de pulverização pode fazer com o uso da tecnologia sem a necessidade de deslocamento até o ponto de abastecimento.

  • Aumento de rendimento operacional, que pode chegar a 40%. Essa vantagem também é atrelada a diminuição no número de idas até o ponto de abastecimento, otimizando o tempo de operação do pulverizador, tendo mais tempo de trabalho e menos tempo de deslocamento e abastecimento.

  • Melhor qualidade de aplicação. O acionamento dos jatos de pulverização é realizado por válvulas PWM, que permitem que a taxa de aplicação seja a mesma independente da velocidade de aplicação do pulverizador, através da diferente pulsação das válvulas. Na forma convencional de aplicação, são utilizadas válvulas anti-gotejo, e nesse caso, em pulverizadores autopropelidos, a taxa de aplicação é mantida pela mudança na pressão na bomba do pulverizador, no entanto isso provoca mudança no ângulo e no tamanho das gotas durante a aplicação, o que não ocorre quando utilizada a tecnologia SaveFarm, onde a pressão não é alterada. 

Na figura abaixo se observa as diferenças no diâmetro médio volumétrico (DMV) de gotas quando se utiliza um autopropelido com sistema normal de controle de taxa. O que se observa é o seguinte: No cartão hidrossensível da esquerda (A), a pulverização foi realizada a 10 km/h com o sistema de pressão da máquina trabalhando em aproximadamente 400 kPa, formando um DMV de gotas finas, enquanto que no papel do lado direito (B), observa-se um DMV de gotas médias a grossas, pois a pulverização foi realizada a aproximadamente 5 km/h em um ponto que o terreno não permitia maiores velocidades, fazendo com que a pressão do sistema fosse reduzida para aproximadamente 120 kPa.


Figura 1: Tamanho das gotas em sistema convencional de controle de Taxa. A - Aplicação a 10 km/h (gotas finas). B - Aplicação a 5 km/h (gotas médias a grossas).

Através da pulverização pulsada, com as válvulas PWM, o cenário acima não se repete, visto que a pressão é controlada pelas válvulas, fazendo com que a mesma mantenha-se sempre na mesma faixa de trabalho, conforme a necessidade de DMV para cada operação.

  • Variar o tamanho de gotas sem ter que alterar a ponta. Com o sistema SaveFarm, é possível alterar o tamanho das gotas apenas alterando a pressão de trabalho da máquina, o que não irá alterar a taxa de aplicação, graças a pulverização pulsada proporcionada pelas válvulas PWM instaladas. Isso facilita a operação pois em muitas ocasiões, não será necessária a troca de pontas de pulverização.

  • Range de velocidade aumenta. Mais uma vantagem proporcionada pelas válvulas PWM. A mesma ponta de pulverização é capaz de ser utilizada em um intervalo de velocidades de aplicação maior. 

Como visto,  a utilização da tecnologia de pulverização seletiva proporciona vantagens muito desejadas para os produtores rurais, facilitando o manejo, melhorando a qualidade da aplicação e reduzindo custos. E quanto ao payback (retorno do investimento), em média se dá em 2 anos e meio, o que torna o uso ainda mais viável. 




Entre em contato
Fale por WhatsApp