Regulagem e Calibração de Pulverizadores Agrícolas: Como funciona?
vantagens da pulverizacao seletiva com savefarm

Marketing SaveFarm®

2

agosto 7, 2023

Sendo o pulverizador o equipamento que mais entra em meio ao cultivo durante a safra e que pelas pontas de pulverização passam um dos maiores custos da lavoura, que são os defensivos, é extremamente importante termos o pulverizador bem regulado e calibrado, para garantir o sucesso da lavoura.

A regulagem refere-se ao ato de preparar o pulverizador para atender o desejado. Calibração refere-se a verificar se o pulverizador está desempenhando conforme o previsto pela regulagem.

Antes de começar a regulagem, é importante ter o conhecimento de alguns fatores de conversão (tabela 1).

 

         Tabela 1: fatores de conversão

 

Alguns passos essenciais que devem ser seguidos para regulação e calibragem:


PARA ESCOLHA DA PONTA

 

: Definição da taxa de aplicação (seguir instrução do fabricante do defensivo ou do engenheiro agrônomo);

Exemplo: 100 L/ha

2º: Determinar a velocidade de deslocamento do pulverizador, cronometrando o tempo que o trator/pulverizador demora para percorrer 50 metros na rotação e marcha normal de trabalho.

Para obter a velocidade em km/h, basta realizar o seguinte cálculo:
V=180/T , onde: T = tempo gasto (s) para percorrer 50 metros.

Exemplo: O pulverizador levou 18 segundos para percorrer 50 metros, logo:

V=180/18;
V= 10 km/h.

3º: Calcular qual a vazão necessária na ponta, através da seguinte fórmula: L/=(Lha*kmhr*E )/60000

Onde:
L/min = vazão necessária na ponta;
L/ha = taxa de aplicação desejada;
km/h = velocidade de deslocamento do pulverizador;
E = espaçamento entre bicos (cm).

Exemplo: pulverizador com espaçamento de 50 cm entre bicos.

L/=(100*10*50 )/60000;

L/=0,833 .

 

4º: Escolha da ponta de pulverização conforme a vazão nominal e a pressão de trabalho da ponta, através do uso de informações do fabricante, como por exemplo na figura abaixo, onde vemos informações a respeito das pontas Turbo Teejet:

Figura 1: Dados de vazão dos bicos conforme pressão utilizada. Fonte: (TeeJet Technologies)

Observação: As letras iniciais (TT) correspondem ao modelo do bico, os 3 primeiros números (110) correspondem ao ângulo de abertura do leque de aplicação e os números restantes correspondem a vazão (galões/min) na pressão de 40 PSI. Conforme exemplificado na Figura 2.


Figura 2: Padrão de identificação de pontas de pulverização. Fonte: (TeeJet Technologies)

As cores das pontas são definidas por norma ISO 10625, sendo padrão a coloração laranja para pontas 01, verde para 015, amarelo para 02 e assim por diante, conforme representado na Figura 1.

Seguindo o exemplo, conforme calculado no 3º passo, poderia ter diversas opções de pontas para utilizar próximo a vazão de 0,833 L/min calculada. A) Ponta TT110015, com 6 bar de pressão, oferece 0,83 L/min formando padrão de gota Fina (F). B) Ponta TT11002, com 3,5 bar de pressão, oferece aproximadamente 0,85 L/min com gota média (M). C) Ponta TT11003, com 1,5 bar de pressão, oferece aproximadamente 0,84 L/min com gota grossa (C).

Para pulverizadores com sistema de controle automático de taxa, baseados na mudança de pressão, é recomendado escolher a ponta que na velocidade média de trabalho do pulverizador trabalhe com a taxa desejada na pressão aproximada de 3 bar. Dessa forma há amplitude de variação da pressão de forma a garantir sempre a mesma taxa de aplicação.

Caso não tenha uma tabela de referência de pontas de pulverização, é possível calcular a vazão com base na pressão desejada, através da seguinte fórmula: qx * py√px  = qy

Ou descobrir a pressão alvo, com base na vazão desejada, pela seguinte fórmula abaixo: qy * pxqx  = py

Onde:

qx = Vazão nominal da ponta (L/min)
qy = Vazão alvo (L/min)
py = Pressão alvo (PSI)
px = Pressão nominal (essa é sempre 40 PSI)

Exemplo: Uma ponta amarela, tem vazão nominal de 0,2 galões americanos por minuto com 40 PSI de pressão, ou 0,76 L/min. Deseja-se saber qual a pressão de trabalho deve ser utilizada para atingir os 0,83 L/min. Logo:

0,76 * Py√40 = 0,83
Py=0,83* 400,76
Py=6,90
Py=47,7 PSI

Ou seja, a pressão alvo (Py) para atingir os 0,83 L/min com a ponta amarela (02) é de 47,7 PSI. Vale ressaltar que é recomendado que as pontas sejam novas para inferir a pressão alvo com base nas vazões nominais das pontas. À medida que as mesmas vão sendo utilizadas, desgastes ocorrem, podendo ocasionar alteração da vazão real.


PARA CALIBRAR O PULVERIZADOR


Nos passos acima aprendemos como escolher uma ponta de pulverização conforme sua vazão nominal, classificados por cores conforme norma ISO 10625.

Abaixo listaremos um passo a passo para conferir o volume de calda que o pulverizador está entregando por hectare.

1º – Medir a vazão das pontas através de um copo graduado.

Para isso o trator deve estar em rotação normal de trabalho (TDP a 540 rpm) e o pulverizador com a pressão desejada. Deve-se coletar a vazão de pelo menos 2 bicos por sessão, durante um minuto cada um e fazer a média entre eles. Caso o pulverizador não tiver mais sessões, é indicado coletar a vazão de pelo menos 6 bicos.

Obs: É recomendado que se faça a troca das pontas caso haja pontas que apresentem variação maior que 5 % da média.

Exemplo: Média da vazão coletada: 960 mL/min ou 0,96 L/min.

2º – Utilizar a seguinte equação para descobrir a taxa de aplicação:

Q =q*60.000V * E

Onde:
Q = Taxa (L/ha)
q = Vazão (L/min)
V = Velocidade (km/h)
E = Espaçamento entre bicos (cm)
60.000 = Constante

Exemplo:

Q =q*60.000V * E
Q =0,96*60.00010 * 50
Q=115,2 L/ha

Assim, encontramos que o pulverizador regulado nessas condições de trabalho entrega uma taxa de 115,2 litros por hectare. Se desejar alterar a taxa entregada utilizando a mesma ponta, é possível alterar a pressão ou a velocidade de trabalho da máquina, e posteriormente realizar o mesmo passo a passo para aferir a nova condição de trabalho da máquina.

 

QUANTO DE PRODUTO UTILIZAR NO TANQUE?

 

Uma vez regulado e calibrado o pulverizador, deve-se definir a quantidade de produto a ser utilizada no tanque. Para isso deve-se em um primeiro momento descobrir a quantidade de área pulverizada por cada tanque. Para isso basta dividir a capacidade máxima do tanque (L) pela taxa de aplicação (L/ha).

Exemplo: Um tanque de 1500 litros, com taxa de 115 L/ha resulta em uma capacidade de 13 hectares por tanque.

Supondo que a recomendação de aplicação é de 3 litros por hectare de glifosato, basta multiplicar a dose do produto por hectare pela capacidade do tanque (3 * 13 = 39 L glifosato por tanque). Ao realizar a mistura diretamente no tanque, recomenda-se preencher metade da capacidade do tanque com água, adicionar o produto comercial, agitar bem a mistura e posteriormente completar o restante do volume com água.

 

CONCLUSÃO


Aferir o pulverizador é rápido e fácil, e é uma etapa fundamental para garantir a qualidade da aplicação e o sucesso na hora da colheita. Para mais informações consulte um engenheiro agrônomo.

Confira os últimos artigos publicados

A conservação do solo na agricultura e suas práticas

A conservação do solo na agricultura e suas práticas

A conservação do solo na agricultura se refere às ações e técnicas empregadas para proteger e preservar a camada superficial da terra, impedindo sua degradação e promovendo sua saúde e fertilidade a longo prazo. Na agricultura, a conservação é diretamente influenciada pela rotação de culturas agrícolas, plantio direto sobre a palha, presença de cobertura vegetal, terraços, plantio em nível e uso consciente de químicos que preservam a microbiota e aumentam a sustentabilidade do sistema.

ler mais

2 Comentários

  1. MarkStrong

    Hi,

    NEW A.I App Exploits Elon Musk & ClickBank
    Every 60 Seconds For $426/Paydays &
    Unlimited FREE Automated Traffic!

    If you are interested, write to me or follow the link: http://hornoselectricos.online/tesler/

    Best Regards, Mark

    Responder
  2. Anthonyglaro

    Dear Sir,

    Discover the future of earning through our groundbreaking AI-powered Passive Income System! This innovative solution offers you an effortless way to generate passive income by leveraging the power of Artificial Intelligence to identify and capitalize on lucrative opportunities in real-time. Whether you’re new to passive income or looking to diversify your portfolio, our system is designed to maximize returns with minimal effort on your part. Experience the simplicity of setting up, the thrill of watching your earnings grow, and the peace of mind that comes with secure, AI-driven investments. Don’t miss out on this chance to transform your financial future. Contact us now to learn more and embark on your journey to financial freedom with AI!

    learn More: https://hornoselectricos.online/PayPerCallAI/

    Best regards,

    Bill Cooper.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *